Livro e Consultoria

Adquira seu Livro 

BAMBU DE CORPO E ALMA


O Bambu oferece inúmeras oportunidades comerciais e um futuro promissor, mas o seu sucesso depende de um bom conhecimento técnico do assunto.
 A  Bambushow está disponibilizando  o  Livro “Bambu de Corpo e Alma”do Prof.Dr.  Marco A.R.Pereira  e Prof. Dr. Antonio  L . Beraldo ,  com 239 paginas de muita informação técnica sobre o Bambu. Voce receberá ainda na compra do livro o CD com imagens,  inteiramente gratis . 
A Bambushow não visa nenhum lucro com a venda, tendo como interesse a difusão da cadeia produtiva do Bambu.
Para aquisição do exemplar mande um email para   bambushow@hotmail.com  com o seu CEP para calcularmos o custo de envio dos Correios. O livro custa R$ 50,00 + despesas de postagem.  Tambem pode ser adquirido diretamente na Bambushow  na cidade de Wenceslau Braz – Pr.      


Bambu – muitas oportunidades para se ganhar um bom dinheiro!!


O que significa Consultoria?

 É o  ato de conferência para deliberação de qualquer assunto que requeira prudência. Constitui-se na reflexão em busca de uma resposta através do mais adequado conselho ou de forma mais complexa, porém menos objetiva, de um parecer.

O sucesso do empreendimento começa com um bom técnico no assunto para estabelecer uma parceria.
Quais as vantagens?

Consultor e cliente. Uma dupla que pode trazer excelentes resultados.
A consultoria representa inúmeras vantagens para o cliente, pois caracteriza-se sobretudo por exercer uma visão externa atuando na sua empresa ou no ramo que pretende implantar, permitindo desta forma uma percepção mais crítica da realidade em relação aos envolvidos na rotina, que já estão acostumados e não percebem mais a existência e a ação de fatores indesejáveis que podem comprometer a normalidade e a confiabilidade dos processos, exercendo influências negativas nos resultados.
Os serviços de consultoria de um modo geral, podem ser avaliados como recursos eficazes e decisivos, se considerarmos a necessidade inquestionável e cada vez maior das empresas melhorarem o seu desempenho, a sua produtividade, as suas orientações táticas e estratégicas, e seus planos de ação, procurando sempre inovar e agregar mais valor aos seus produtos oferecidos ao mercado.
Outras vantagens a serem consideradas na contratação dos serviços de consultoria são a imparcialidade na análise dos problemas diagnosticados, neutralidade absoluta, experiência com os trabalhos realizados em outras organizações, atenção concentrada nas tarefas estratégicas, considerando que o consultor procura problemas, negocia soluções e alavanca as mudanças necessárias.


Ainda nesta etapa, é importante ressaltar que o núcleo essencial dos serviços reside na realização de diagnósticos técnicos e de gestão, no planejamento estratégico das mudanças e na implementação de ações que devem ser obrigatoriamente acordadas entre o responsável pela consultoria e o cliente. 

Concluindo, destacamos 10 fatores divididos em vantagens e cuidados a serem considerados pelo cliente antes da contratação dos serviços de consultoria, e durante o seu andamento:

a) Reflita e analise bem os motivos que criam a necessidade de se contratar uma consultoria.

b) Tenha absoluta clareza dos seus objetivos com a consultoria para poder apresentar ao consultor, visando o direcionamento correto dos trabalhos.

c) Analise se o problema diagnosticado não pode ser solucionado a contento internamente.

d) Procure uma consultoria que tenha boas referências no mercado.

e) Pense bem na relação custo-benefício que a consultoria está propondo. 

f) Somente decida pela contratação da consultoria se você estiver realmente disposto a trabalhar juntamente com o consultor no planejamento, nas decisões e na implementação e mobilização dos envolvidos.

g) Mantenha-se constantemente inteirado em relação ao desenvolvimento dos trabalhos, dos próximos passos do consultor, e se os objetivos estão gradativamente sendo alcançados.

h) Forneça todas as informações necessárias e seja absolutamente transparente com o consultor.

i) Reflita se você e os seus colaboradores estão realmente dispostos e preparados para as mudanças que eventualmente sejam propostas.

j) Após a conclusão dos trabalhos, continue aferindo e monitorando os resultados das mudanças, e realizando as alterações de rumo sugeridas pelo consultor.


Quais os tipos de consultoria que prestamos?


Carlos ( Fazenda Palmares)
Prestamos vários tipos de consultorias, e elas se diferenciam no como será oferecido para o cliente.



 MODELO DE CONSULTORIA PRESCRITIVO/ MÉDICO PACIENTE

 CARACTERISTICAS

 É usado quando uma empresa resolve fazer um check up em um ou mais setores que se encontram com problemas, por isso necessita de um ou vários consultores para realizar o trabalho.
Esse modelo é o mais antigo, o consultor é chamado para fazer o diagnostico e prescrever um remédio para resolver o problema. Ele deve apontar o que está errado e dizer o que é certo.

 VANTAGENS
 Identificar os pontos de decrescimento e estabelecer ações corretivas. Através da competência técnica do consultor, de leitura de situações e elaboração de diagnósticos ele pode descobrir oportunidades para a condução da empresa a uma situação melhor que a original.

DESVANTAGENS
Pode acontecer de, a empresa correr um grande risco no resultado, pois uma vez que ela não identifica para o consultor o ponto onde ele deverá agir, o consultor poderá tomar qualquer outro ponto da empresa como foco de seus estudos e conclusões que não seja o ponto que a empresa realmente esperava que fosse focado.
 O cliente não participa do diagnóstico, mas é ao mesmo tempo conhecedor da empresa, coloca em risco a capacidade do Consultor, pela aceitação ou não das ações indicadas para correção


Habilidades do consultor:
1) Capacidade de observação e alto padrão de análise das partes que compõem o processo; 
2) Saber ouvir: é essencial na atuação como consultor, pois é preciso entender o que o cliente deseja e espera de sua atuação.
 

MODELO DE COMPRA


 CARACTERÍSTICAS  
É utilizado quando a empresa detecta uma ou mais áreas com deficiência e decide e decide modificar, solicitando que um consultor proponha uma intervenção através de um projeto especifico.
No modelo de compra, a empresa cliente sabe exatamente o que quer, pois já tem o problema identificado, só não sabe como solucioná-lo. Busca o auxílio de um consultor que com experiência e conhecimento irá indicar a melhor solução para o caso.

VANTAGENS
 Para que se obtenha sucesso nesse tipo de consultoria, é necessário:
Que o cliente conheça um diagnóstico preciso em relação às necessidades da instituição;
Que o cliente pondere se a contratação de um consultor é a melhor solução para as necessidades da empresa;
Que o cliente selecione criteriosamente um consultor que possa propor soluções para as necessidades da instituição, e delegue ao consultor as tarefas necessárias;
Que a comunicação entre consultor e cliente, sobre as necessidades da instituição, seja clara e precisa.
 

DESVANTAGENS
 Para que de certo o empresário tem que ter certeza de ter feito o diagnostico correto, e também saber comunicar esse problema, caso contrario a intervenção do consultor poderá se tornar ineficiente.


MODELO DE PROCESSO


CARACTERISTICAS
No modelo de processo, o cliente participa do processo de diagnóstico, observando seus próprios comportamentos, a fim de obter autonomia e agir da melhor forma em variadas situações. A consultoria de processos é especialmente efetiva quando aqueles que se sentem responsáveis pelo situação em que vivem percebem que chegaram ao limite de sua capacidade, quando sentem que para a maioria das questões com que se defrontam não têm respostas maduras ou querem conduzir as iniciativas em que estão envolvidos a um novo patamar de desenvolvimento.
  
VANTAGENS 
Neste caso, cabe ao profissional de desenvolvimento facilitar o encontro dos sujeitos tanto com suas perguntas, saberes e limites, quanto com os demais sujeitos presentes no espaço social em que atuam. Partimos da premissa de que o sujeito é quem melhor conhece a situação em que vive e por isso pode ser encorajado a melhor compreendê-la e nela intervir.


  DESVANTAGENS
Problemas podem surgir por falta de conhecimento amplo das dificuldades da empresa e por dificuldade de comunicação entre as partes. É importante definir o que e como implantar melhorias, no caso de alguns desfalques nos processos organizacionais e tem que haver um trabalho, em parceria, o consultor necessita de informações e a empresa tem que passá-las conforme sua realidade.

GESTÃO DE PESSOAS  
 Na consultoria em gestão de pessoas, o consultor pode utilizar diferentes instrumentos e ferramentas. Se você fosse chamado, como consultor, pelo gerente de uma equipe, para realizar um diagnóstico em seu setor, pois ele vem enfrentando problemas de produtividade e de relacionamento entre as pessoas, que instrumentos e ferramentas você usaria.
A avaliação de desempenho deve ser capaz de levantar os problemas que atinge uma parcela de servidores quanto a sua produtividade e os desvios dos objetivos finalisticos institucional ocorridos durante muitas gestões que abrigaram “chefes-bengala”.
A integração de funcionários chefes e subordinados, reunidos periodicamente, por setores específicos da instituição, visando levantar problemas, discutir ações e procedimentos, disseminar procedimentos, é um exercício auxiliar eficaz de gestão nas empresas privadas.
Nos moldes atuais da política dos RH, a avaliação de desempenho do servidor público experimenta constrangimentos entre chefias e subordinados, por não gerar na pós-avaliação alguma ação que repare as deficiências de ambos.
A avaliação de desempenho deve gerar indicadores que subsidie a reformulação do questionário do semestre seguinte para nortear os problemas levantados naquele ano, Questionários idênticos anos a fins não levam a resultado reparador das deficiências.
O resultado da avaliação de desempenho coletiva anual deve ser apresentada aos funcionários em fórum de debate, e suas soluções para o semestre seguinte. A avaliação de desempenho tem que ter um “feed-back” de solução ao próprio sistema.
O resultado final da avaliação de desempenho também deve gerar política orçamentária com autonomia do setor de recursos humanos(RH) destinada a reciclagem e treinamento do seu pessoal. Nenhum setor de RH de instituição pública no Brasil possui esta facilidade.
  
 Como você pode constatar consultoria, sem dúvida, implica lidar com pessoas. Assim, é fundamental que o consultor desenvolva habilidades interpessoais. Aponte e descreva três habilidades interpessoais que você considera indispensáveis ao consultor de gestão de pessoas, independentemente do tipo de trabalho que irá realizar. 
 

Um consultor para ser um bom profissional necessita ter, ou desenvolver, algumas competências:
Características indispensáveis ao Consultor:
 independência, flexibilidade emocional, estar voltado à inovação, ter pensamento estratégico, ser um observador atento e discreto, desenvolver situações alternativas interessantes e estar voltado para as necessidades do mercado. 
Lidar com o imprevisto: saber resolver situações, muitas vezes difíceis, que não foram previstas. 
Não se envolver emocionalmente com o cliente: relaciona-se com um menor
envolvimento com as emoções manifestadas pelo cliente.
Ser um agente de mudanças,estar comprometido com os resultados.
Estar inteirado,mostrar racionalidade ,ter bom nível de cultura geral.
Conhecer sua área de atuação ,agregar conhecimentos.
Ter facilidade de diálogo e relacionamento,estabelecer relação de confiança.
Ter perfil negociador, colocar ênfase nas pessoas,ter comportamento ético.
Ter perfil inovador,ter disposição para assumir riscos ,ter equilíbrio.
Ter pensamento estratégico ,saber compartilhar responsabilidade.

   “O consultor trabalha com as pessoas e não para as pessoas”.

 

O Consultor é um parceiro  responsável pela excelência de organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação. Com a globalização dos negócios, o desenvolvimento tecnológico, o forte impacto da mudança e o intenso movimento pela qualidade e produtividade, surge uma eloqüente constatação na maioria das organizações: o grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas decorre das pessoas que nelas trabalham. Surge, portanto, uma nova visão: as pessoas como agentes proativos e empreendedores. São as pessoas que geram e fortalecem a inovação e que produzem, vendem, servem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam, supervisionam, gerenciam e dirigem os negócios das empresas. No fundo, as organizações são conjuntos de pessoas.

O que significa consultoria interna?

  A consultoria interna de recursos humanos é realizada por um funcionário da empresa, de nível técnico ou gerencial. Esse profissional atua como facilitador, elaborando diagnósticos e até prognósticos, buscando soluções para os problemas e orientando os processos de mudança.
O consultor interno normalmente é um funcionário da empresa cliente. Faz parte da estrutura organizacional e está inserido em sua cultura e valores.
Com a transição do modelo de gestão centralizado para o modelo descentralizado em que os gestores passaram a assumir o seu papel de gestores de pessoas, o profissional de RH tem diante de si um dos maiores desafios da sua funções: atuar com consultor interno em gestão de pessoas. Um dos principais aspectos a serem considerados nesse momento de transição é a clareza desses papéis por partes desses atores - RH e os Gestores. É preciso ampliar a percepção dos limites e possibilidades do exercício desses papéis e das suas implicações na organização. Sem essa clareza, os desafios podem ser ainda maiores.Atuar como consultor interno de pessoas requer habilidades para estabelecer uma relação de ajuda às lideranças da organização, envolvendo análise e diagnóstico, prospecção de tendências de futuro e seus impactos na organização. Requer ainda percepção e clareza para orientar tomadas de decisões, aconselhamento de líderes, educação de pessoas e preparação para mudanças, negociação, disseminação de valores, sintonia com os clientes, competência técnica e estratégica e uma liderança inspiradora, capaz de motivar as pessoas para a geração de resultados em uma relação ganha-ganha que envolve a empresa, pessoas, clientes e sociedade.
  
 Vantagens deste tipo de consultoria : 

1)Como vantagens podemos considerar o ganho na agilidade de respostas, as constantes melhorias nos processos, a descentralização e a desburocratização. Não podemos esquecer de destacar ainda a mensuração mais constante de resultados e a formação generalista aos profissionais da área, o que melhora a empregabilidade.
2)Vantagens por estar diariamente em contato com os procedimentos internos, possuir maior conhecimento dos aspectos informais (os chamados atalhos organizacionais), possuir maior acesso a pessoas e grupos de interesse, além de participar da avaliação e do controle do processo inerente ao trabalho. Por último, o consultor interno possui um certo poder informal que pode facilitar seu trabalho.
3)Possui vantagens por estar diariamente em contato com os procedimentos internos, possuir maior conhecimento dos aspectos informais (os chamados atalhos organizacionais), possuir maior acesso a pessoas e grupos de interesse, além de participar da avaliação e do controle do processo inerente ao trabalho. Por último, o consultor interno possui um certo poder informal que pode facilitar seu trabalho.
  
 Cuidados necessários ao “contratar” um consultor interno:  
1)o consultor interno carece de atualização prática.
2) Seus conhecimentos são adquiridos de maneira teórica, por este não ter oportunidade de aplicar esses novos conhecimentos em diferentes casos e empresas. Por esse mesmo motivo, o consultor interno geralmente possui 
3)menos experiência que o consultor autônomo. Dentro da empresa, suas idéias geralmente tem menor aceitação nos altos escalões da empresa ("santo de casa não faz milagre") e, por normalmente ter vínculo empregatício com o cliente, possuem menor liberdade para dizer e fazer as coisas.


Bambu uso comercial – agro negócio


Existem varias espécies de bambus, inclusive nativos no Brasil, mas especificamente o Bambusa vulgaris, parece ser o mais adequado para o estabelecimento de plantios em larga escala para diversos fins. O Bambu se presta a diversas aplicações e usos, principalmente, no meio rural Brasileiro onde é utilizado inclusive para a delimitação das propriedades rurais. Em Minas Gerais, por exemplo, é possível se ver o bambu plantado em renques ou faixas nas encostas ou ao longo e nos topos dos morros, separando propriedades rurais.


Fazenda Palmares ( Santa Cruz das Palmeiras - SP)


 Muito utilizados também em cercas, nas hortas e locais de criação de galinhas e de pequenos animais, como escoras para plantações de tomates e outros hortigranjeiros bem como em construções rurais e galpões para secagem de folhas de fumo.

Bambusa Tuldoides


Algumas iniciativas de grande porte tendo o bambu como matéria prima !

Uma área com mil hectares, no município de Camapuã (MS), esta recebendo a implantação de uma floresta sustentável de bambu. O projeto teve início em março/12 e a espécie escolhida é o Guadua Angustifolia, de ampla ocorrência em toda a América do Sul.

Muda de bambu Guadua Angustifolia
O projeto envolve a produção de mudas, implantação de floresta, fertirrigação, manutenção, colheita de colmos, industrialização de painéis compensados de bambu e comercialização. A empresa responsável pelo projeto é a Pothencia Reflorestadora.
Pouca atenção tem sido dada a uma espécie que pode se tornar a base de uma grande operação de produção de biomassa para energia, o nosso tão conhecido e comum, bambu.


Em São Paulo, a Champion, Papel e Celulose, hoje International Paper, passou por uma fase em que testou o plantio e o uso do bambu na produção de celulose e papel, posteriormente substituído pelo eucalipto.



 Em Cataguazes, Minas Gerais, a Cia Mineira de Papeis, pertencente ao Grupo de Empresas Reunidas Matarazzo, realizou também o plantio de bambu na região para utiliza-lo na produção de papel. Na Bahia, a Cia de Papel Santo Amaro, implantou grandes plantios de bambu para a produção de celulose e papel. No entanto, o maior plantio de bambu existente no Brasil é o do Grupo João Santos, realizado em Coelho Neto no Maranhão, para fornecer a matéria prima para a produção de sacos de cimento e cartões de tetrapak para embalagens de leite. Foram inicialmente plantados 20 mil hectares de Bambusa vulgaris, a espécie escolhida pelo Grupo João Santos como a mais adequada para o suprimento da matéria prima desejada, celulose de fibra longa. Provavelmente hoje, devem existir na região em torno de 60 mil hectares de plantios de bambu em uma área de aproximadamente 200 mil hectares que pertence ao Grupo João Santos.

Produçao de Celulose de Bambu pela Empresa Itapagé
( click para assistir ao vídeo) 

 Uma área, portanto, com um grande potencial para o estabelecimento de uma grande empresa consumidora daquela matéria prima como, por exemplo, uma fábrica de pellets.
Em Porto Feliz, São Paulo, existe uma pequena fabrica de pellets, a PelletBraz, que tem testado varias matérias primas na produção de pellets. Recentemente, foi testado com sucesso o uso de cavacos de Bambusa vulgaris na produção de pellets, experiência bem sucedida e que forneceu um produto de boa qualidade.




Pellets feitos de cavaco de bambu 


São  múltiplas possibilidades que o bambu oferece para o agronegócio. Iremos expor alguns casos em que esta gramínea pode ser utilizada como fonte de renda, levando em conta o seu grande potencial agricola e econômico.
Devido a deterioração climatica e a crescente pressão sobre os fornecedores de madeira ao redor do mundo, o bambu vem ganhando mais e mais atenção. De acordo com a UN Comtrade, o total de produtos feitos a partir do bambu exportado ao redor do mundo em 2007 foi de US$ 6.99 bilhões, crescimento médio de 6% ao ano no comercio, comparando com 1995 (US$ 3.89 bilhões). O comercio de bambu ocorre principalmente entre Europa, China, EU, USA, Japão e outros países da Asia.

O bambu é mundialmente utilizado como matéria prima para diversas indústrias. A China é o país com maior tradição, sendo estimados mais de quatro mil diferentes usos tradicionais. Como principais usos, podemos destacar: alimento, arquitetura, carvão, carvão ativado, celulose, pisos (Plyboo), moveis, tecido,cavaco para energia.

Extraçao e comercialização do broto 

Centro Cultural Max Feffer ( Pardinho - SP )

Carvão de bambu 

Laminado em bambu ( Plyboo)

Móveis em bambu
Tecido com fibra de bambu
Cavaco Bambu

Algumas vantagens do bambu

* perene
* rapido crescimento
* colheita anual
* boas características químico-fisicas
* alta resistência
* alta flexibilidade
* caráter nutritivo
* baixo custo de produção
* fácil manejo
apto a ser utilizado em grandes áreas de reflorestamento
* reproduzir assexuadamente não necessitando de replantio
* pode ser cultivado em terrenos de topografia acentuada

O Bambu ainda cumpre funções ambientais, como absorver grandes quantidades de carbono, conter erosões e diminuir a pressão sobre as florestas naturais. Ele não necessita de terrenos ricos em nutrientes colaborando para produção de alimentos e redução da fome no mundo.
Avenida Santo Antonio na Fazenda Palmares  

No Brasil existem algumas iniciativas do uso do bambu, principalmente no nordeste, sudeste e sul.A LEI Nº 12.484, DE 8 DE SETEMBRO DE 2011.- Dispõe sobre a Política Nacional de Incentivo ao Manejo Sustentado e ao Cultivo do Bambu sancionada pela Pres. Dilma. A lei oferece como vantagens linhas de credito com bons prazos de carência e taxas de juros competitivas.
No Brasil, a industria de bambu ainda é incipiente levando em consideração o potencial desta gramínea.Temos como principais entraves a falta de mudas e do próprio bambu. 

Consultoria na cadeia do bambu?

Exatamente, somos uma empresa especializada em prestar diversos tipos de Consultorias, visitas tecnicas e parcerias comerciais ligadas a cadeia produtiva do bambu.




Agradecimentos à Fazenda Palmares ( Santa Cruz das Palmeiras- SP ) 

Sabemos que o bambu no Brasil oferece inúmeras oportunidades de uso comercial , com matéria prima de boa qualidade, preço bem competitivo com outras matérias primas e baixa competividade  dentro da cadeia.
  Para se obter sucesso no seu empreendimento , seja ele desde a implantação de um viveiro de mudas, industria para fabricação de ripas, palitos, tratamento, comercialização, bioconstrucao,produção de brotos,carvão, produção de biomassa, entre outros   entre em contato com nossa empresa. 
Maiores informações no : bambushow@hotmail.com 
ou nos telefones: 43 3528-4284 ou 43 9637-5353 ( Tim).





10 comentários:

  1. gostei muito de fazer pardi de fazer parti do Bambu schow, do carinho que tiverão camigo um abraço ,para sandra e carlinhos .fabricio alechandria .

    ResponderExcluir
  2. Obrigado você Fabricio Alechandria por fazer parte da Bambushow

    ResponderExcluir
  3. carlos a bambushow esta um show.

    marcus duarte

    Belo Horizonte, Minas Gerais

    ResponderExcluir
  4. vocês vendem rizomas de bambu mossô? e bambu metake?
    Obrigada.
    Thais - Curitiba

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de receber mais informações sobre assessoria .Quero trabalhar com bambu,mas ainda não me decidi em qual área.Meu e-mail:roibt@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de ser informado sobre eventos relacionados a Bambú, como feiras, exposições e oficinas.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de ser informado sobre eventos relacionados, como feiras, exposições e oficinas.
    Grato.
    Jose Osmar.

    ResponderExcluir
  8. Amei essa matéria,fiquei encantada com as possibilidades de uso que o bambu proporciona.Vallmi.

    ResponderExcluir