Bambucreto

Bambucreto – o bambu substituindo o ferro na construção civil





     A utilização do bambu como reforço ao concreto vem sendo estudada desde o início deste século, os resultado obtidos dos trabalhos conduzidos em vários países, durante este período, tem demonstrado sua viabilidade como material alternativo de construção. As variações volumétricas que sofre o bambu quando submetido a processos de umedecimento e secagem, e a pouca aderência que este material desenvolve com o concreto, estão entre os principais problemas a serem solucionados para a otimização da tecnologia do bambucreto. Para minimizar os referidos problemas apresentamos alguns cuidados que melhoram sua performance :
colheita de colmos maduros ( a partir do 4º. Ano )
tratamento - cozimento do material ( o amido diminui a “pega”)
usar material bem seco ( umidade entre 12 e 15 % ).
  Os resultados obtidos permitiram caracterizar alguns aspectos físico-mecânicos do bambucreto, confirmando-o como um material alternativo viável e interessante para uso em construções rurais.  Experimento feitos pela Bambushow(fotos abaixo) na utilização de um piso de bambucreto (concreto reforçado com bambu ).
    O bambu  foi aplicado em treliças amarradas com arame recozido e colocadas no meio do concreto ( 3:1:1). O resultado foi um piso de alta resistência que não apresentou trincas mesmo com o passeio de carros sobre o piso.  O bambucreto pode ser usado com economia em piso, palanques de cerca , pequenas vigas e colunas em construções.Também pode ser usado em lajotas  para uso em pisos.


2 comentários: