Bambu - Como escolher a variedade certa para plantar


   
Existem bambus de variados tamanhos formas e comportamentos.
São mais de 1.300 especies espalhadas pelo mundo que atingem de 10 cm até 35 metros de altura ,com diversas cores: amarelo, vermelho, preto, listrado, dourado,azul, verde entre outras.
Existem bambus quadrados, com espinhos e tambem entrenós maciços e tambem arredondados.
Os bambus basicamente apresentam dois tipos de comportamento: alastrantes e os entouceirantes. 
Os alastrantes crescem de forma mais espalhada onde cada colmo tem uma distância maior um do outro e são uteis para controle de erosão, pois fazem uma verdadeira rede subterrânea. 
Os bambus entouceirantes crescem de forma unida, formando moitas localizadas. São bons para paisagismo trazendo diversas soluções como barreira de vento, barulho, fechamento de muro ou apenas para contemplação. Os nossos bambus são em sua maioria entouceirantes para não haver problemas de invasão.

Philostachys edulis/ Philostachys pubescens : bambu alastrante, formando grandes florestas. Colmos de cor verde azulada e ficam bem espaçadas, permitindo andar no meio. Suas folhas são estreitas e de cor verde escuro.

Dendrocalamus giganteus: maior dos bambus, é entouceirante (não alastra) muito interessante para fechar grandes espaços. Colmos possuem cor verde-marrom e ficam bem unidos. Suas folhas são largas com um verde escuro.

Bambusa vulgaris: entouceirante com folhas e hastes verdes. Bom para fechar espaço pois possui grande quantidade de colmos por metro quadrado.

Bambusa vulgaris vitatta: colmo amarelo com listras verdes, entouceirante, possui folhas finas verde claras. Útil para fechar grandes espaços, barreira de vento e barulho.
Vulgaris vittata verde com verde: colmo verde claro com listras verdes, entouceirante, possui folhas finas verde claras. Útil para fechar grandes espaços, barreira de vento e barulho.

Guadua angustifólia: entouceirante, porém com colmos distantes entre si por meio metro. Caracteriza-se pela cor verde intensa e faixas brancas nos entrenós.

Phyllostachys nigra : bambu delicado com caule preto. Bom para fechar pequenos espaços e jardins. Boa solução para canteiros e pequenas cercas.
Phyllostachys aurea : bambu delicado com caule verde. Bom para artesanato e fabricação de moveis. O bambu mais popular e sua utilização e comercialização é a mais difundida no Brasil .

Para contenção de encostas e taludes
Para conter erosão, aconselhamos o plantio de algumas espécies como o vulgaris vittata, vulgaris, bambus rasteiros e tuldoides .


Espécie para biomassa

Aconselhamos o uso do bambusa vulgaris, pois esse bambu aceita o corte raso barateando a colheita . Esta espécie possui rizomas do tipo paquimorfos ou entouceirantes, não alastra e contém grande quantidade de colmos (troncos) por metro quadrado. Atinge até 30 metros de altura com colmos de cor verde forte, com produçao anual de 30 a 50 ton/ha de biomassa.

Bambu para construção
Para o caso de bambu como fonte de matéria prima para arquitetura e construção, aconselhamos às espécies Guadua angustifólia e Dendrocalamus giganteus: bambus de origem tropical, entouceirantes (não alastram) e se adaptam muito bem as nossas condições, alem de serem largamente utilizados para arquitetura. Possuem paredes com 5 a 25 mm de espessura, em media, e colmos (troncos) que atingem até 30 metros de altura.

Dendrocalamus giganteus: maior dos bambus, é entouceirante (não alastra) interessante para laminados, estruturas e acabamentos. Colmos possuem cor verde marrom e ficam bem unidos. Espécie demanda tratamento adequado, pois possui boa quantidade de amido.  

Guadua angustifólia: entouceirante, porém com colmos distantes entre si por meio metro, em media. Caracteriza-se pela cor verde intensa e faixas brancas nos entrenós. Bambu largamente utilizado para construções e acabamentos.
Philostachys edulis ou pubescens: alastrante, porém com colmos distantes entre si por quarenta cm., em media. Caracteriza-se pela cor verde azulada e faixas brancas nos entrenós quando novos. Bambu largamente utilizado para construções e acabamentos, alem de moveis.

O carvão vegetal de Bambu
Densidade básica :



Brotos comestiveis 

Outra opção do bambu como fonte de renda e emprego é com relação à alimentação a partir de brotos de bambu. Rico em proteína vegetal, fibras, aminoácidos, cálcio, fósforo, vitaminas e capaz de prevenir câncer e doenças cardiovasculares, o bambu é um alimento saudável muito utilizado no oriente.
A maioria das espécies de bambu fornece brotos comestíveis, ricos em proteína, fibras e elementos antioxidantes, os quais em muito se assemelham ao broto de palmito .
 Varias espécies podem ser utilizadas para tal fim, mas principalmente tem-se consumido brotos a partir de espécies como D. giganteus, D. asper, D. latifloros  e P. pubescens, edulis, philostachys aurea. Algumas espécies como G. angustifólia e B. vulgaris, não são tão apreciadas, pois produzem colmos muito amargos (Pereira e Beraldo, 2007). O mais produtivo são os dendrocalamus e o mais crocante e delicioso é o pubescens e edulis.

A Bambushow
     Vendemos a maioria das espécies que constam nessa matéria, com mudas selecionadas de matrizes de ótima produtividade. Temos consultoria especializada para plantio de grandes áreas. 
Encomendas para grandes quantidades com preços reduzidos através de contratos com entrega futura.
 Mande email para : bambushow@hotmail.com e faça um ótimo negocio investindo no plantio do bambu.

2 comentários:

  1. Estou construindo um eremitério (um tipo de convento bem pequeno) e tenho problemas com o barulho dos vizinhos. Gostaria de saber qual a melhor especie para plantar próximo aos muros. E se vocês vendem as mudas. Ahhh e se for comestivel tanto melhor!!!! Atenciosamente. Ir. Flavia (flavialfinito@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. boa tarde, gostaria de uma cotação para mudas de bambu.
    10 mudas do latiflorus
    10 mudas do oldhamii
    10 mudas do asper
    10 mudas do edulis

    att,

    Hilario
    whats 51-998411973
    hilariobeck@hotmail.com

    ResponderExcluir